Quanto você vale?

A propaganda ensina aos gestores, administradores e marqueteiros que você é uma marca; e sua marca pode valer muito. Tanto para você quanto para a companhia que você trabalha.

É uma pergunta simples, mas de difícil resposta para muitos. Envolve várias formas de mensuração e entendimento. Pode ser que alguns leiam e pensem em valores como integridade, honestidade, que na maioria das vezes não são quantificados. Outros podem direcionar os pensamentos para o valor que têm como profissionais, como: qual o salário que têm qual a responsabilidade que lhes cabem, qual o valor que possuem dentro da companhia.

O fato é que em muitos casos não se separa vida pessoal de profissional. Nota-se que os modelos, jogadores de futebol e artistas em geral são escolhidos a dedo para fazer a campanha de determinado produto e/ou marca, não apenas por um sorriso bonito e um corpo perfeito, mas por tudo o que representam em suas respectivas profissões, e pelos valores e comportamentos que cultivam no dia a dia.

Na propaganda da Tag Heuer é inequívocoo valor que a empresa deu aos atributos que sempre permearam a vida de Ayrton Senna, grande ídolo nacional, que demonstrava não apenas técnica, mas bravura e coragem diante das dificuldades, como chuva e pista molhada, problemas no carro, adversário ambicioso, etc. Senna não tinha apenas discursos bonitos diante das câmeras quando dava entrevistas. Ele era um homem de ação. E era um homem de coração, sempre com uma vida de altruísmo e humildade.

A própria imagem da propaganda revela um Ayrton compenetrado, focado. A imagem dele é tão forte que o relógio no pulso mostra apenas a pulseira. O texto resume o espírito que Ayrton sempre preservou, que é o dehomem ambicioso,, valoroso e vitorioso: “Ayrton Senna is celebrated as the most influential driver in the history of Formule One. He was never intimidated by the expectations of others, because his were even higher. He forever embodies the TAG Heuer motto – Don’t Crack Under Pressure”

A tradução fica dessa forma: Ayrton é celebrado como o piloto mais influente da história da formula 1. Ele nunca foi intimidado pelas expectativas dos outros, porque as suas eram ainda melhores. Ele sempre incorpora o slogan da Tag Heuer – Não quebre sob pressão. Ou seja: apesar de evidenciar um relógio na propaganda, o que a propaganda fez foi inspirar os leitores e potenciais consumidores.

O objetivo da mensagem é relacionar o espírito do campeão com a marca, evidenciando que o relógio não é para qualquer um, mas só para os que não quebram, não desmoronam sob pressão. A marca pessoal é um grande diferencial não apenas para os atletas que ganham fortunas através da combinação de resultados dentro e fora dos campos e das pistas. Investir na marca pessoal é uma tarefa para os profissionais de hoje, que não podem apenas “parecer”, mas sim, “ser”. Não adianta só carregar algo bom dentro de si; é preciso deixar seus traços na empresa, no mundo.

Muito se fala em Branding, palavra que vem de Brand, cuja tradução quer dizer marca. Branding significa todo o processo de construção da marca. Falaremos mais profundamente a respeito em outros artigos, mas esse processo envolve pesquisas sobre a história e identidade da companhia, traduzindo em símbolos, cores e palavras tudo o que ela representa. É todo um posicionamento que, como uma ponta do iceberg, esconde todo o planejamento e estratégia que estão por detrás, mas, de outro lado, revela a essência da companhia.

A lição da propaganda aos gestores, executivos de vendas, marqueteiros e profissionais em geral, é a vida pessoal tem grande valor, e as atitudes representam muito, inclusive monetariamente falando. Os valores que o profissional preserva e as ações que inspira são partes de sua marca pessoal, que trará resultados para a companhia e para ele mesmo. Em suma leitor: não quebre e nem desmorone sob pressão. Ela é a chave para você relevar todo seu potencial.

Autor: Gerson Christianini

 Senna-Relogio