Existem muitas técnicas para explorar, debater, aprender, sendo que a argumentação é uma prática constante da comunicação e de fundamental importância para qualquer ser humano, não apenas para quem comercializa um produto ou serviço. São várias as técnicas de argumentação, sendo que muitas deles convergem, são muito semelhantes.
Um dos argumentos usados é o analógico. A definição do Aurélio para Analogia é que “é o ponto de semelhança entre coisas diferentes”. O cuidado ao usar a analogia consiste em observar o contexto do uso. Fazer analogias requer enquadrar uma situação de acordo com outra, mas usando elementos, exemplos, que possam ser digeridos e generalizáveis.
Exemplo:
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Roberto Marinho e Silvio Santos começaram do nada e hoje são grandes ícones da televisão brasileira
A frase (apenas um exemplo e não representa uma opinião) implica uma relação, e, mais que isso, apela para virtudes, desejos e metas generalizáveis. Não foi falado à plateia que era para eles se esforçarem e irem atrás dos objetivos. Não foi dito que para se conquistar uma meta na vida não é necessário vir de família rica ou ter uma ótima formação universitária. Foi feita uma analogia com dois grandes nomes. São dois homens de peso e que servem para ilustrar que a todos têm oportunidade de atingir seus objetivos.
A analogia traz próximo da realidade do receptor a situação, evidencia a ele mais que um ponto de semelhança. Foi feito uma alusão ao sucesso que Roberto Marinho e Silvio Santos alcançaram. Ou seja: houve um apelo à virtude, um reenquadramento da situação. Supõe-se que se Silvio Santos e Roberto Marinho conseguiram, você também consegue. É uma analogia.
O que podemos aprender com isso é mais do que fazer uma analogia. É fazer a analogia certa para o público-alvo certo. Quanto mais você conhecer seu receptor e direcionar seus exemplos, analogias e metáforas de acordo com o ambiente dele, mais fácil será para você atingir seus resultados.
Autor: Gerson Christianini