Entrevista com José Eduardo Pinheiro

José Eduardo Pinheiro.

40 anos.

Formação
Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Primeiro emprego
Trabalho desde pequeno para a CartaPlast, empresa fundada pelo meu pai em 1991.
Comecei a trabalhar logo no início na única máquina que havia;produzia apenas bobinas picotadas para redes varejistas e distribuidores de embalagens flexíveis locais.

O que a empresa faz
Hoje a CartaPlast do Brasil é referência no segmento de bobinas picotadas e sacolas plásticas, atuando em todo o território nacional e em países da América do Sul, firmando-se como um importante player no mercado.

Maior desafio profissional
Ser competitivo num país onde todos os setores são onerados e não existe estímulo para o crescimento da indústria local; em todo o momento somos surpreendidos por um Estado ineficiente, com problemas conjunturais em infraestrutura.

Um sonho
Nascimento da minha filha.

Um erro
Não delegar.

Uma dica
Ter espírito empreendedor, força e garra para vencer situações adversas, pois muitas decisões têm que ser tomadas de imediato; além disso, ter um marketing pessoal definido. Também é importante investir na qualificação, porque o mercado é cada vez mais exigente.

Importância da comunicação no mundo atual
Vivemos em um mundo em que as distâncias são vencidas em segundos e o fluxo de materiais e a prestação de serviços seguem o mesmo ritmo. As empresas investindo na terceirização de mão-de-obra em outros países e a educação à distância nos aproximando muito na última década. Atualmente temos um grande desafio que é a invasão da internet na TV da sala; não teremos mais canais e sim aplicativos e sites, pois o comportamento e o perfil de compras de cada indivíduo/cliente serão armazenados e customizados para que empresas de internet como YouTube e Netflix ofereçam uma quantidade infinita de “canais” para seus clientes.

Forma de fazer negócios
O ciclo de vida dos produtos é cada vez menor e há uma pressão muito grande na indústria para colocar no mercado produtos inovadores e sustentáveis; a disputa por clientes e a fidelização são cada vez mais acirradas, pois o comércio eletrônico mudou e muito o perfil dos consumidores.

O que é o cliente para a empresa?
Essa pergunta foi feita para Sam Walton, o fundador da rede Wal-Mart uma vez e gostei muito da definição: “Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando seu dinheiro para gastar em outro lugar”.

Tendência do mercado
a qualificação profissional é cada vez mais exigida; existem várias profissões que deixarão de existir devido ao aumento da informatização e o uso de robôs (os Estados Unidos e a União Européia já sentem os reflexos). O mercado será cada vez mais concorrido pelo aumento da oferta de produtos e será um desafio cada vez maior entender qual produto irá satisfazer as necessidades do cliente; a empresa que entender esta equação terá seu lugar de destaque.  O desenvolvimento sustentável será o maior desafio que enfrentaremos, pois o crescimento populacional e a exploração excessiva de recursos naturais estão interferindo na forma que as empresas atuam no mercado; porém, é um processo em que teremos novas fontes de energia e uma sensível mudança de comportamento das pessoas.