Entrevista com Udo Sprengel

Udo Sprengel.

50 anos.
Diretor da Udomak

Primeiro emprego
Meu primeiro emprego foi um estágio como desenhista mecânico em uma empresa de máquinas gráficas. Meu trabalho era nacionalizar os desenhos americanos para o padrão brasileiro e assim ter a documentação necessária para iniciar a produção da máquina no Brasil. O que mais guardei desta experiência foi o relacionamento com meu então chefe. Ele me inspirava realmente.

O que sua empresa faz?
Minha empresa é representante de uma fábrica de compressores de ar de origem alemã. Desenvolvemos projetos e realizamos manutenção em equipamentos de geração, tratamento e distribuição de ar comprimido, além de prestar consultoria para melhorar a eficiência energética em sistemas de ar comprimido em geral.

O maior desafio profissional que você enfrentou?
Lidar com o baixo nível educacional e de formação técnica dos profissionais que estão no mercado. O maior desafio é montar uma equipe profissional e que dê resultados à altura de nossas ambições.

Um sonho
Ver todo o potencial do Brasil em ação. Somos um grande país, mas que patina há décadas com a má administração pública, com a má gestão dos seus recursos e com a má formação de seu povo.

Um erro
Tentar consertar o mundo sozinho.

Uma dica
Se quiser ir rápido, trabalhe sozinho. Se quiser ir longe, trabalhe em equipe.

Qual a importância da comunicação pra você, tanto na vida pessoal, como na profissional?
Fundamental. É a essência da natureza humana, que vive e trabalha com outros. A falta ou a má qualidade da comunicação (por culpa do emissor, do transmissor ou do receptor) pode causar resultados desastrosos.

O que mudou na forma de você fazer negócios nos últimos 10 anos?
O ambiente e a tecnologia mudaram radicalmente, mas a essência ao fazer negócios,n não. No final, precisamos satisfazer as necessidades de nossos clientes e, mais, encantá-los com a experiência para que voltem e repitam os pedidos ou recomendem nossos produtos e serviços para outros. Aquela famosa pergunta ao final de qualquer pesquisa de mercado: “Você recomendaria nossos produtos e serviços para um amigo?”

O que é o cliente pra você?
Um indivíduo ou empresa que possui demanda por algum produto ou serviço. Uma oportunidade para fazer negócios e ganhar dinheiro, através de uma troca justa e honesta para ambos.

Faça uma previsão para o futuro. Como estará o mercado daqui a 5, 10 anos?
O acesso à informação e as alternativas de suprimento tornarão o mercado mais amplo e competitivo. Será cada vez mais necessário agregar valor e ter criatividade para se destacar no mercado, porém o potencial de mercado será cada vez maior.