Alan Bento de Oliveira
29 anos
Diretor Comercial da Origenes Clothing
Como você começou sua carreira profissional?
Comecei minha carreira profissional aos 12 anos, e não se pode considerar um trabalho infantil, porque vendia sorvetes feitos por minha avó no bairro onde morava e ninguém me obrigava a sair pelas ruas imitando com a voz a tradicional buzina de sorveteiro e com a caixa de isopor. Eu fazia com prazer e desde então comecei a lidar com custos, vendas, atendimento e negociação. Eu já era um vendedor.Depois aos 17 anos conheci uma famosa marca multinacional de suplementação, vitaminas e, também vendia de porta em porta pela minha cidade. Tive passagens pela contabilidade, agências de publicidade, até abrir minha própria agência.
Por que escolher Marketing?
Como espectador e consumidor eu sempre tive apreço a comunicação corporativa, pelas propagandas, pelo valor e a construção de marcas. Isso sempre me seduziu, até porque o intuito de uma boa comunicação é justamente causar este sentimento nas pessoas. Resolvi estar do outro lado do jogo.
Como foi a experiência de ter uma agência de publicidade no interior de São Paulo?
Eu fundei a agência Madre Madre em Lençóis Paulista com apenas 23 anos e ainda com pouca experiência profissional no ramo. Em muitos aspectos as experiências foram bem valiosas, pelo fato de gerenciar pessoas e projetos, participar de negociações, lidar com o financeiro, jurídico, contábil da empresa, além das responsabilidades e compromissos que tive que lidar logo cedo na minha carreira profissional. Apesar de todos os esforços, de uma boa equipe e de bons trabalhos realizados, nós decidimos fechar a agência após perceber que o crescimento da empresa era limitado, devido a escassez de bons profissionais na área de criação em nossa região e a deficiência estrutural, em muitas empresas atuantes no interior paulista, tanto nos departamentos de marketing, que não possuem um planejamento adequado bem como na falta de profissionais capacitados.
Como nasceu a Origenes?
A Origenes Clothing é uma grife que teve seu início em 1997, com o sócio-fundador Dinho Flávio que com 14 anos, teve a ideia e o trabalho de ilustrar a mão algumas camisetas para vender aos amigos, obtendo logo de cara a admiração e apreciação deles. Ao longo desses anos a marca foi amadurecendo, chegando a ficar em stand by por um período, por outras necessidades profissionais do fundador e idealizador. Neste período, ele desenvolveu várias habilidades ligadas a arte, como o graffiti, moda, fotografia, ilustração entre outras coisas, o que fez com que a Origenes ganhasse cada vez mais notoriedade e admiradores. No final de 2013, Dinho era Diretor de Arte na agência Madre Madre e estava desenvolvendo a nova coleção de camisetas femininas e masculinas da Origenes. Foi nessa época que vi todo o potencial de negócio que aquilo tinha, caso fosse idealizada uma estrutura adequada, setorizada e com investimentos pontuais. Assim nasceu a Origenes Clothing, formada pelos sócios Dinho Flávio, Alan Bento, Logan Caversan, Raul Bento e Felipe Picali, uma empresa que inicialmente comercializava camisetas e que agora desenvolve o vestuário completo.
Quais são as metas para a Origenes?
Nossas metas a curto prazo são ampliar a mix de produtos e fortalecer ainda mais as vendas através do nosso e-commerce. Para o primeiro trimestre de 2015, queremos ampliar as áreas de representação por todo o país. A longo prazo nossa meta é tornar-se uma marca reconhecida e consumida nacionalmente e mundialmente pelo público que nos segue e que se identifica com nossas peças.
O que é um grande desafio para o profissional de Marketing atualmente?
É encontrar um projeto que o profissional de marketing tenha tempo suficiente para implementar, além de encontrar respaldo para que isso aconteça com sucesso. Para que isso aconteça, são necessárias ferramentas, investimentos e equipe qualificada para desempenhar um bom papel.
Qual o conselho você dá para quem escolheu Marketing como profissão?
Além de estar sempre bem informado sobre os mais diversos segmentos do nosso cotidiano (política, economia, comunicação entre outros), é necessário ter atenção cirúrgica em relação a aonde se quer chegar com o projeto de marketing traçado, sempre em busca de resultados eficazes, com muita responsabilidade financeira, habilidade para trabalhar em grupo e muita energia para lidar com o dia-a-dia intenso.
Qual a importância da comunicação para o seu negócio?
Fundamental! Não só para o nosso negócio, mas sim para qualquer negócio com fins lucrativos ou não. A comunicação bem elaborada e com a responsabilidade que lhe é devida, tem a missão e a capacidade em atrair os clientes, colaboradores, investidores e fãs. A Origenes Clothing se comunica com seus admiradores através das redes sociais, corner, site, PDV, catálogos entre outras ferramentas, além da própria marca carregar em suas peças nossos conceitos e posicionamento perante o mercado.
O que é o cliente, para você?
Clientes são pessoas como nós, que possuem anseios, receios, coragem, ansiedade e desejos. Cabe a nós, vendedores, identificarmos as reais necessidades dos clientes.