O que o comercial da Jeep pode ensinar aos vendedores, gestores e empreendedores?

As lições da propaganda são várias, entre elas, a de que o consumidor atual não quer dados técnicos; ele quer inspiração para enfrentar e usufruir a vida.

Os publicitários são grandes contadores de histórias. E são grandes condensadores de histórias. Ah, e são também grandes inspiradores de histórias. E, a Jeep usou todos os recursos desses profissionais para contar sua história, inspirar história, e fazer história no Brasil. Contar uma história não é tão fácil como parece. Da mesma forma que alguns contam uma piada e não há um sorriso na plateia, tem gente que conta história sem começo, sem meio e sem fim; sem emoção, sem razão e sem paixão.

O comercial da Jeep não exalta o tamanho das rodas, se o motor é flex ou a diesel e nem o tamanho exato do carro. A montadora está fabricando os carros no país, quer vender para brasileiros e não elenca todas as especificações do carro. Muito menos vocifera dados técnicos. Ela cria elo com o povo e lança uma campanha que toca o coração das pessoas, pessoas essas que nas ruas reconhecem as maravilhas de um país rico em recursos naturais. Tudo isso combinando com o estilo do carro.

O texto do comercial está abaixo:

Brasil.
Você é um desafio pra quem gosta e aprecia a beleza.
Sua natureza é exuberante e diversa.
O que dizer de suas encostas,
De suas praias e esse imenso litoral.
A sinuosidade de seus relevos.
Suas histórias e grandes conquistas.
Está chegando a hora de sentir novamente o espírito aventureiro trilhando suas terras.
Olhar pra este lugar incrível e dizer: estamos em casa.
Jeep. Fabricado no Brasil, pra você fazer história

O vídeo tem 1 minuto, e, pasme: o Jeep aparece cerca de 15 segundos nas imagens. Imagens essas que tiveram de tudo: paisagens exuberantes, com cachoeiras, montanhas, prédios, ruas, praias, rios, dunas e muito verde. O texto narrado de forma emocionante gera identificação com o povo. Chega a mostrar um homem em um pequeno barco diante da grandiosa natureza, com o objetivo de realçar os traços em comum entre o espírito da marca e a beleza do país.

Ou seja: a fabricante reconhece as belezas doa nação e exalta as conquistas do povo, para dizer que o produto é exatamente o perfil do brasileiro. É o recurso que faltava para usufruir de todas as paisagens magníficas que o país tem, paisagens essas muitas vezes negligenciada pelo próprio povo. O comercial demonstra coerência porque trabalha o texto de forma a incitar o espírito aventureiro, próprio de quem utiliza esse tipo de carro.

Mais ainda: o vídeo faz uma chamada para que o consumidor construa sua história, deixe seu nome no mundo, mas, evidentemente, com o auxílio de um produto que, segundo a marca, vai dar vazão aos sonhos e musculatura às aspirações de cada brasileiro. Enfim, o que os vendedores, gestores, empreendedores podem aprender com isso é a capacidade de gerar identificação com o interlocutor, usar todo o contexto em que o interlocutor está inserido a favor do produto, da marca (desde que evidentemente essas informações sejam verdadeiras).

Outra lição a extrair do vídeo é que o consumidor não está esperando apenas dados, informações técnicas, tabelas enfadonhas. O cliente espera algo que o enobreça. A Jeep ressalta que o carro dela não serve para fazer deslocamentos entre ruas ou estradas de terra. O carro não é para te levar no supermercado, no trabalho, no cinema, na universidade. O carro dela foi feito para fazer história. O objetivo do comercial foi de inspirar atitudes; e atitudes vencedoras. É essa história que ele conta. E você, qual história está contando para o seu cliente? Seu produto ou serviço estimula o seu cliente a fazer história? Se não, é provável que ele vá fazer história com o produto de outro fabricante.

Autor: Gerson Christianini