A dieta e a vida profissional

Para quem está de dieta, a balança não vai te avaliar subjetivamente e nem vai se interessar pelas suas desculpas ao ‘falar’ seu peso. Tanto na vida pessoal como profissional, os melhores resultados vem através de sonho, de bons hábitos e de bons investimentos.

dieta-e-a-vida-profissionalO que tem a ver a dieta de uma pessoa que precisa emagrecer e os resultados de uma companhia? Muita coisa. A dieta parece que foi feita para os fortes e a disciplina da dieta é algo que me fascina. Para o individuo fazer uma dieta ele realmente precisa de um objetivo que transcenda às pequenas aspirações. Existem as exceções: aqueles que gostam de se alimentar sem se exceder, de fazer atividades físicas todo dia, porém, a maioria que assim faz, não precisa de dietas rígidas. Pequenas mudanças nos hábitos já podem funcionar para acertar um quilo aqui e outro ali.

A questão principal é enxergar o que há nesses guerreiros de dieta na mão, que se engajam num projeto de vida diferente e, com isso, aderem às privações diárias em nome desse projeto. A vida profissional também é assim. Independente da área de atuação, uma pessoa precisa fazer alguns sacrifícios para atingir resultados diferenciados. Os que conquistam os primeiros lugares em vagas para universidades concorridas e concursos são pessoas que podem ter alguma facilidade para memorização, para aprendizado? Sim. Porém, é preciso muita mais que isso para atingir grandes resultados. É preciso muita disciplina para atingir esses resultados. E essa disciplina vem através de um propósito maior, um sonho.

Só que esse sonho por si só não traz resultado. É preciso mais que sonho. Uma pessoa que precisar perder 10, 15, 20 quilos, a não ser que tenha conhecimento de nutrição, precisa contratar a ajuda de um profissional para que tenha uma alimentação rica e balanceada, além de investir também em um profissional de educação física, para que faça exercícios na carga correta e de acordo com suas especificidades.

Ou seja: a dieta é movida por um sonho, que precisa de investimento em conhecimento (nutricional e físico) e depende de muita disciplina por parte de quem pratica. A balança entra onde nesse aspecto? A balança é o resultado. E a balança não tem vida. Ela não avalia, não julga e não faz análises subjetivas; quem subir na balança vai ter o resultado. E esse resultado é pouco contestável. Depende evidentemente da qualidade da balança, se a bateria é nova ou não. O certo é que o resultado da balança é o efeito do que aconteceu até aquele dia. E esse resultado não aceita desculpas e nem fica de conversa fiada.

Vejo de forma recorrente na área comercial os executivos de vendas sem o “sonho”, que seria a aspiração de um bem maior (seja uma comissão, a compra de um bem, a admiração de alguém, etc.); não terem o “investimento” de um profissional, que seria investimento em conhecimento técnico, pessoal; e vejo muito a falta de disciplina nas visitas e rotinas diárias. Dessa forma, no final do mês, no final do ano, a “balança” vai falar a verdade. Os números serão incontestes. Os resultados serão a fotografia do que aconteceu no decorrer do período.

Não entram nesse mérito os contextos e os fatores que podem influenciar esses resultados: empresa desorganizada e sem investimento em Marketing; microambiente desfavorável; economia em situação adversa; produtos ruins; colaboradores mal preparados; gerentes sem foco; processos burocráticos, entre outros fatores.

Apesar de os resultados serem a soma de todos os fatores, um executivo de vendas com sangue no olho e faca nos dentes, que siga essas 3 etapas (sonho, investimento em conhecimento necessário e uma rotina de disciplina) consegue, mesmo em cenários adversos, trazer bons resultados para as empresas.

O que acontece muito são as conversas fiadas com a “balança”. Não adianta chegar ao final do mês e a gerência se reunir com a equipe de vendas, seja supervisor, executivos de vendas externos ou internos, e ficar culpando esse ou aquele. Não adianta o vendedor falar que no cliente A foi do departamento de compras a culpa por não ver os benefícios do seu produto; que no cliente B a culpa foi da sala de negociação, que tinha uma fresta que deixava o sol batendo forte no rosto; que no cliente C a culpa foi do trânsito, que impediu o atraso de 15 minutos na reunião, e não sobrou tempo para mostrar todos os benefícios.

Enfim, ainda mais na área comercial, é necessário um apreço muito grande por todas as etapas. Acordar de manhã e ir correr 3, 4, 5 km pode até ser fácil. O difícil é fazer isso todas as semanas. Comer arroz integral, evitar chocolates, não ingerir líquidos junto com as refeições durante 1 mês é fácil. E no resto do ano? É necessário seguir a disciplina para conseguir resultados duradouros e significativos. Tanto na vida pessoal como profissional, os melhores resultados vem através de sonho, de bons hábitos e de bons investimentos. O sucesso às vezes não tem a aparência de um enigma; em muitas circunstâncias ele lembra mais um caminho a ser trilhado. Caminho nem sempre fácil, mas quase sempre possível.

Autor: Gerson Christianini