Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Argumento Analógico

Existem muitas técnicas para explorar, debater, aprender, sendo que a argumentação é uma prática constante da comunicação e de fundamental importância para qualquer ser humano, não apenas para quem comercializa um produto ou serviço. São várias as técnicas de argumentação, sendo que muitas deles convergem, são muito semelhantes.

img-vendas-com-argumentacaoUm dos argumentos usados é o analógico.  A definição do Aurélio para Analogia é que “é o ponto de semelhança entre coisas diferentes”. O cuidado ao usar a analogia consiste em observar o contexto do uso. Fazer analogias requer enquadrar uma situação de acordo com outra, mas usando elementos, exemplos, que possam ser digeridos e generalizáveis.

Exemplo:

  • Roberto Marinho e Silvio Santos começaram do nada e hoje são grandes ícones da televisão brasileira

A frase (apenas um exemplo e não representa uma opinião) implica uma relação, e, mais que isso, apela para virtudes, desejos e metas generalizáveis. Não foi falado à plateia que era para eles se esforçarem e irem atrás dos objetivos. Não foi dito que para se conquistar uma meta na vida não é necessário vir de família rica ou ter uma ótima formação universitária. Foi feita uma analogia com dois grandes nomes. São dois homens de peso e que servem para ilustrar que a todos têm oportunidade de atingir seus objetivos.

A analogia traz próximo da realidade do receptor a situação, evidencia a ele mais que um ponto de semelhança. Foi feito uma alusão ao sucesso que Roberto Marinho e Silvio Santos alcançaram. Ou seja: houve um apelo à virtude, um reenquadramento da situação. Supõe-se que se Silvio Santos e Roberto Marinho conseguiram, você também consegue. É uma analogia.

O que podemos aprender com isso é mais do que fazer uma analogia. É fazer a analogia certa para o público-alvo certo. Quanto mais você conhecer seu receptor e direcionar seus exemplos, analogias e metáforas de acordo com o ambiente dele, mais fácil será para você atingir seus resultados.

Autor: Gerson Christianini